“Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos a sanidade.”

II Passo

2Co 3:5 Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

  • O primeiro passo nos despe das ilusões sobre a adicção.

  • O primeiro passo deixa-nos a necessidade de acreditarmos em algo que nos ajude com nossa impotência, inutilidade e desamparo.

  • O primeiro passo deixou um vazio em nossas vidas. Precisamos encontrar alguma coisa para preencher esse vazio.

2Co 1:9 Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos.

  • Insanidade é usarmos drogas dia após dia, sabendo que o único resultado, é a nossa destruição física, mental e espiritual.

  • A insanidade mais óbvia da doença da adicção é a obsessão de usar drogas.

  • Insanidade é repetir os mesmos erros esperando resultados diferentes.

  • Acreditei que poderia controlar meu uso? Quais foram algumas das minhas experiências com isso, e de que maneira meus esforços foram mal sucedidos?

  • Que coisas fiz que mal posso acreditar quando olho para trás? Coloquei-me em situações de perigo para conseguir drogas? Comportei-me de uma maneira da qual me envergonho? Como foram essas situações?

  • Tomei decisões insanas como consequência da minha adicção? Abandonei empregos, amizades e outros relacionamentos, ou desisti de atingir metas, apenas por que interfeririam com meu uso?

  • Alguma vez me machuquei fisicamente ou machuquei outra pessoa por causa da minha adicção?

  • Insanidade é a perda de perspectiva e do senso de limite. Costumamos pensar que nossos problemas pessoais são mais importantes que os dos outros. Pequenos problemas tornam-se catástrofes. Nossas vidas ficam totalmente desequilibradas.

  • Como eu reagia: de forma exagerada ou apática diante das coisas?

  • Como tem sido o desequilíbrio da minha vida?

  • De que maneiras minha insanidade diz que as coisas externas podem me preencher ou resolver todos os meus problemas? Usando drogas? Sexismo? Jogatina? Glutonarias?

  • Faz parte da minha insanidade acreditar que o sintoma da minha adicção é meu único problema?

  • Alguns exemplos óbvios do pensamento insano são: acreditar que podemos ficar limpos sozinhos ou acreditar que o uso de drogas era nosso único problema.

Mar 5:1 Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos.

Mar 5:2 Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro.

Mar 5:3 Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes;

Mar 5:4 pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo.

Mar 5:5 Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.

Mar 5:6 Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele,

Mar 5:7 e gritou em alta voz: "Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! "

Mar 5:8 Pois Jesus lhe tinha dito: "Saia deste homem, espírito imundo! "

Mar 5:9 Então Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Meu nome é Legião", respondeu ele, "porque somos muitos".

Mar 5:10 E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região.

Mar 5:11 Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima.

Mar 5:12 Os demônios imploraram a Jesus: "Manda-nos para os porcos, para que entremos neles".

Mar 5:13 Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou.

Mar 5:14 Os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido.

Mar 5:15 Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo.

  • Faltava a maioria de nós um relacionamento prático com Deus.

  • O segundo passo nos diz que o que descobrimos sobre nossa adicção, no primeiro passo, não é o fim da história. Que a dor e a insanidade, com as quais temos vivido, são desnecessárias.

Isa 40:28 Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.

Isa 40:29 Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Isa 40:30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;

Isa 40:31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

  • O segundo passo preenche o vazio que sentimos quando terminamos o primeiro. Passamos a acreditar na existência de um Deus maior do que nós, maior do que nossa adicção, um Deus capaz de amenizar nossa dor, acalmar nossa confusão e recuperar nossa sanidade.

Isa 41:10 Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Viemos a acreditar...

Tenho medo de vir a acreditar? Quais são meus medos?

Tenho quaisquer outras barreiras que me impeçam de vir a acreditar? Quais são elas?

O que significa para mim a expressão: “Viemos a acreditar...” ?

Tgo 2:19 Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem

Já acreditei em algo do qual não tinha qualquer tipo de evidência tangível? Como foi essa experiência?

Heb 11:1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Que experiências já ouvi outros adictos partilharem sobre o processo de acreditar? Já experimentei algumas delas na minha vida?

Efs 6:16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

2Co 5:7 Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.

Heb 11:6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Efs 2:8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

 

Em que eu acredito?

Rom 1:17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

(Rom 4:5) Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente.

Rom 5:1 Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

De que forma minha fé cresceu desde que entrei em recuperação?

Rom 10:17 Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

1Pe 1:7 Essas provações são para mostrar que a que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.

... devolver-nos a sanidade.

2Co 5:17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Quando somos novos no programa, ser devolvido à sanidade provavelmente significa não ter mais que usar. E quando isso acontece, talvez cesse alguma parte da nossa insanidade que esteja direta e obviamente ligada ao nosso uso. Não iremos mais cometer crimes para conseguir drogas. Iremos parar de nos colocar em situações de perigo, apenas para alimentar nosso uso. Ao crescermos em recuperação, é muito importante que nossa compreensão do sentido de “sanidade” também cresça.

·       Que coisas eu considero como sendo exemplos de sanidade?

·       Que mudanças no meu comportamento e na minha maneira de pensar são necessárias para me devolver à sanidade?

A sanidade se opõe à insanidade. Não basta sermos diferentes ou termos valores e pensamentos diferentes dos do mundo da adicção ativa, precisamos, antes, opormo-nos radicalmente aos velhos hábitos. Opor-se é levantar uma barreira para que a doença não se alastre e destrua outras vidas.

Gál 5:19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

Gál 5:20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

Gál 5:21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Gál 5:22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Gál 5:23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Mat 15:7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo:

Mat 15:8 Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

  • Em que áreas da minha vida preciso ter sanidade agora?

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar. (1 Samuel 15:22)

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria. (1 Samuel 15:23)

Um abismo chama outro abismo. (Salmo 42:7)

No segundo passo, iremos nos concentrar na mente aberta, boa vontade, fé, confiança e humildade.

 

  • Por que ter a mente fechada é prejudicial pára minha recuperação?

Tgo 4:4 Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.

1Jo 2:15 Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai.

  • Como estou demonstrando mente aberta na minha vida hoje?

Joã 14:15 "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

  • De que maneira minha vida mudou desde que entrei em recuperação? Acredito que mais mudanças são possíveis?

Rom 6:21  Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!
Rom 6:22  Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
Rom 6:23  Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

 

·       O que estou pronto a fazer para ser devolvido à sanidade?

·       Existe algo que esteja disposto a fazer agora, e que antes não estava? O que é?

·       Que atitudes tenho tido, que demonstram minha fé?

1Co 6:12 Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero. ” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa. ” Mas não vou deixar que nada me escravize.

1Co 6:13 Outro vai dizer: “O alimento existe para o estômago, e o estômago existe para o alimento. ” Sim, mas Deus acabará com os dois. O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor; e o Senhor cuida do nosso corpo.

·       De que maneira minha fé tem crescido?

·       Sou capaz de fazer planos, tendo fé que minha adicção não irá interferir?

Flp 3:12  Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
Flp 3:13  Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
Flp 3:14  prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Fonte:

Bíblia de Estudo Despertar – Sociedade Bíblica do Brasil

Guia para Trabalhar os Passos – Narcóticos Anônimos

Texto Básico – Narcóticos Anônimos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.”

Impotência significa nos drogarmos contra a nossa vontade.

“Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós o compreendíamos”.