“Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós o compreendíamos”.

                                                              III Passo

 

 

Os passos Um e Dois nos alimentaram com um forte sentimento de esperança. Mas Se não traduzirmos imediatamente nossa esperança em ação, ela desaparecerá, e retornaremos ao ponto de partida.

Slm 30:5 Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.

Slm 30:6 Quando me senti seguro, disse: "Jamais serei abalado!

A ação central no passo três é uma decisão. Uma coisa que a maioria de nós não fazia há muito tempo. Nossa adicção, as autoridades e até mesmo nossa omissão tomavam as atitudes por nós.

Slm 36:4 Até na sua cama planeja maldade; nada há de bom no caminho a que se entregou, e ele nunca rejeita o mal.

Slm 36:5 O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens.

Mudanças fundamentais nas nossas vidas acontecem gradualmente quando trabalhamos nossa recuperação, e todas elas requerem nossa participação.

Prv 3:5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

Prv 3:6 reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Estamos aceitando que um Poder maior do que nós tomará conta da nossa vontade e das nossas vidas melhor do que nós o fizemos.

Slm 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Slm 143:11 Preserva-me a vida, Senhor, por causa do teu nome, por tua justiça, tira-me desta angústia.

A única coisa essencial é começarmos a busca que nos permitirá uma compreensão mais profunda, à medida que nossa recuperação continua.

Slm 118:8 É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens.

Slm 118:9 É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes.

A decisão de entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados do Deus da nossa compreensão pode ser tomada repetidamente, diariamente, se necessário. Na verdade, provavelmente descobriremos que será preciso fazer essa escolha regularmente. Ou nos arriscaremos a perder nossa recuperação por causa da complacência.

Rom 12:1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pela misericórdia de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

O Terceiro Passo é crítico, porque agimos por vontade própria por muito tempo, abusando do nosso direito de fazer escolhas e tomar decisões. Ignoramos as necessidades e sentimentos dos outros.

Prv 16:3 Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

A vontade de Deus para nós é algo que iremos conhecer aos poucos. É vontade Deus que nos mantenhamos limpo. É vontade de Deus que façamos coisas que nos ajudarão a nos mantermos limpos.

Mat 26:39 Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".

Ficamos especialmente vulneráveis em relação a nossa teimosia quando as coisas estão indo bem.

Gál 1:6 Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Gál 5:1 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Heb 2:1 Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.

Tome minha vontade e minha vida. Oriente-me na minha recuperação. Mostre-me como viver.

Gál 2:19 Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Gál 2:20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Vamos focalizar rendição e boa vontade. A esperança se traduz em fé e confiança. Dúvidas persistentes desaparecem, quando a esperança se transforma em fé. A fé nos conduz adiante, para a ação. A confiança surge depois da fé ter sido praticada. Agora, temos provas de que podemos influenciar o curso da nossa vida através da ação positiva.

Tgo 4:7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

Tgo 4:8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Tgo 1:6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

Tgo 1:7 Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor;

Tgo 1:8 é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.

O principio do compromisso é o ápice do processo espiritual no Terceiro Passo.

Tgo 3:13 Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

Tgo 3:14 Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.

Tgo 3:15 Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca.

Tgo 3:16 Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

Tgo 3:17 Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Tgo 3:18 O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

Jer 29:11 Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Jer 29:12 Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Jer 29:13 Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

Jer 29:14 Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor.

 

Fonte:

Bíblia de Estudo Despertar – Sociedade Bíblica do Brasil

Guia para Trabalhar os Passos – Narcóticos   Anônimos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.”

Impotência significa nos drogarmos contra a nossa vontade.